Fonte: Sonhos eletrônicos
Então, antes de falarmos de soluções, vamos entender mais profundamente o que esse processo realmente faz e como você pode corrigir problemas que podem ocorrer. Em primeiro lugar, svchost significa “Service Host” e ele faz exatamente o que o nome sugere: ajuda serviços de “host”. Um serviço no Windows é simplesmente um programa no sistema operacional que faz um trabalho especial e funciona em segundo plano todas as vezes quando o computador estiver ligado, mesmo se você não está logado.
A maioria dos programas que você conhece, funciona como um executável autônomo, como .exe. No entanto, a maioria dos serviços são implementados na forma de DLLs, que não podem ser executados por conta própria. Assim, o svchost carrega essas DLLs e executa-os em si. É por isso que quando você abre o Windows Task Manager, você vai ver um monte de processos svchost.exe em execução.
O problema é que às vezes eles consomem quase 100% da CPU… apenas um deles pode consumir 70%, e em conjunto com os outros, acaba tornando o computador inutilizável.
Detalhando um pouco mais: ultimamente, várias máquinas têm sofrido de problemas de lentidão durante a execução da ferramenta de atualizações automáticas. O processo svchost.exe fica utilizando praticamente 100% do processamento da máquina, apenas verificando as atualizações. Obviamente fica impossível utilizar a máquina normalmente durante este processo, frequentemente travando o sistema operacional. Ao fazer uma varredura com o anti-vírus, nada é detectado. Ao rodar o anti-spyware, nada é detectado também.
Então, vamos à questão principal desse post:
O que fazer quando o svchost.exe consome 99 a 100% da CPU?
Existem algumas medidas que se pode tomar para corrigir o problema:
1.- Reiniciar a máquina em modo seguro
2.- Renomear C:\windows\software distribution paraC:\windows\software distribution.old
3.- Renomear C:\windows\windowsupdate.log Para c:\windows\windowsupdate.log.old
4.- Reiniciar o computador em modo normal
Pronto, agora o computador passou a respeitar novamente os comandos do usuário, e as atualizações automáticas continuam funcionando, sem problemas, e com o svchost.exe consumindo somente o processamento mínimo necessário.
Mas, às vezes, isso não resolve o problema, pois o Windows cria automaticamente outro windowsupdate.log.
O que fazer? Abra o gerenciador de tarefas, clique com o botão contrário do mouse em cima do svchost, e selecione “ir para serviços”. Daí, veja quais são os serviços que estão por trás de cada um deles. Ou use o ProcessExplorer:
http://www.baixaki.com.br/download/process-explorer.htm
e verifique qual serviço que está usando tanto da CPU. Então, desabilite o serviço.
Iniciar -> Executar -> services.msc
Selecione o serviço e clique em Parar.
0 comments:
Postar um comentário